Menu
Bem-Estar

Inchaço dos Pés na Gravidez: Causas e como controlar

Saiba quais são as principais causas e aprenda a controlar o inchaço dos pés na gravidez.

O inchaço dos pés na gravidez é muito comum a partir do 6º mês de gestação e é causado principalmente pelas alterações hormonais, assim como pela retenção de líquidos e aumento de peso. A boa notícia é que esse inchaço tende a diminuir em uma ou duas semanas após o nascimento do bebê.

No entanto, existem medidas que você pode tomar para aliviar o desconforto nos pés. Venha conferir!

Porque os pés incham durante a gravidez

A causa mais comum do inchaço dos pés na gravidez é a insuficiência venosa crônica, que acontece quando o sangue não flui adequadamente das veias das pernas de volta ao coração. Essa diminuição da função das veias se deve a alterações hormonais associadas à gravidez, bem como ao crescimento do útero, que pressiona a veia central chamada cava.

É importante saber que também existem condições graves associadas aos pés inchados, como trombose venosa profunda e pré-eclâmpsia. Portanto, procure seu médico caso perceba inchaço junto com outros sintomas, como dificuldade de respirar ou dor no peito.

Seja qual for a causa, os pés inchados podem ser muito desconfortáveis. À medida que você entra no terceiro trimestre de gravidez, o ideal é procurar maneiras de reduzir esse desconforto. Confira de quais formas você pode encontrar alívio.

Como controlar o inchaço dos pés na gravidez

Existem algumas maneiras muito eficazes de aliviar o desconforto causado pelo inchaço dos pés na gravidez. Saiba quais são.

Beba bastante água

Para diminuir o inchaço dos pés na gravidez, é importante beber bastante água, pois quando o corpo está bem hidratado, retém menos líquido. Além disso, beber água estimula a produção de urina, o que acaba eliminando o excesso de toxinas do corpo.

Busque combinar uma boa hidratação com uma dieta rica em frutas e verduras para evitar constipação e hemorroidas, que são muito comuns durante a gravidez.

Lembre-se de elevar as pernas

O simples elevar das pernas diminui a pressão nas veias, que não precisam mais trabalhar contra a gravidade para enviar sangue ao coração. Procure usar almofadas e elevar suas pernas em intervalos de 15 a 20 minutos, algumas vezes ao dia, para aliviar o inchaço dos pés na gravidez.

Pratique exercícios leves

Exercícios leves como caminhada e bicicleta ergométrica são excelentes aliados no alívio do inchaço e auxiliam na dilatação e encaixe do bebê para o parto. Nadar, flutuar ou até mesmo ficar de pé em uma piscina também ajudam a aliviar o desconforto, devido à pressão que a água exerce no corpo. Mas atenção: é preciso evitar movimentos bruscos e ficar muito tempo na água. Também busque entrar e sair da piscina com cuidado, usando a escada.

mulher grávida caminhando

Reprodução: Pinterest

Atenção para a dieta

Quanto mais sal você consome, mais líquido você retém em seu corpo. Por isso, o melhor é evitar comer muitos alimentos ricos em sódio, como queijo, azeitona, linguiça, salsicha, salame, shoyu, entre outros.

Durma do lado esquerdo

Embora você possa dormir com segurança de ambos os lados durante a gravidez, geralmente é recomendável dormir do lado esquerdo para evitar pressionar a veia cava, que transporta sangue da parte inferior do corpo para o coração.

mulher grávida dormindo

Reprodução: Pinterest

A gravidez é uma experiência gratificante, por isso não deixe que nenhuma dificuldade a desanime. Basta ter paciência, contar com as dicas certas e a orientação do seu médico. Em breve, o inchaço dos pés na gravidez terá desaparecido.

 

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário abaixo.

Assine nossa newsletter para receber mais dicas!

Leia também nosso artigo sobre como descansar tendo um recém-nascido.