Menu
Bem-Estar

Cólicas em Bebês: Perguntas e Respostas

As cólicas em bebês são muito comuns nas primeiras semanas de vida e costumam causar muita preocupação nos pais. Neste post, respondemos as principais perguntas sobre o assunto. Confira!

As cólicas em bebês costumam acontecer por volta de 2 ou 3 semanas de vida do pequeno e é um período muito desafiante para os pais. Os principais sinais de que seu filho está sofrendo com cólicas é o choro excessivo, que pode piorar durante à noite, além de muita agitação das pernas e braços.

Neste artigo, vamos responder as dúvidas mais comuns sobre o tema. Não deixe de conferir!

Como identificar cólicas em bebês?

É normal que os bebês chorem, principalmente se estiverem com fome, molhados ou cansados. Porém, caso eles chorem excessivamente quando estiverem alimentados e com a fralda seca, pode se tratar de uma cólica.

A cólica em bebês é um incômodo no estômago que costuma causar choro excessivo e persistente, principalmente durante à noite. Considera-se que o seu bebê tem cólicas se ele chora mais de três horas por dia, pelo menos três dias por semana, e durante pelo menos três semanas. Se ao chorar, ele agita as pernas e braços, esse é outro sinal.

Qual é a pior fase das cólicas em bebês?

O pico das cólicas em bebês ocorre entre 6 e 8 semanas de vida, mas pode começar antes. Elas acontecem principalmente no início da noite e podem durar minutos ou até horas. A boa notícia é que normalmente o período de cólicas desaparece dentro de 10 a 12 semanas de vida do pequeno.

O que provoca cólicas em bebês?

Infelizmente, ainda não é possível afirmar exatamente o que provoca cólicas em bebês. No entanto, existem algumas teorias sobre o que pode causar as cólicas, e aqui estão algumas possibilidades:

  • Cigarro: mães que fumam durante a gravidez demonstraram aumentar o risco de cólica nos bebês;
  • Dieta: alimentos como lácteos, trigo, ovos, frutas cítricas, café e chocolate costumam desencadear cólicas e devem ser evitados pelas mamães;
  • Pega incorreta: a posição da boca do bebê durante a sucção – a famosa pega – pode aumentar o risco de cólicas. Se a pega do bebê é incorreta, ele acaba engolindo muito ar durante a mamada, e seu intestino se enche de ar, causando maior desconforto.

Como aliviar o problema?

Há uma série de coisas que podem ser feitas para aliviar cólicas em bebês. Infelizmente, nenhuma delas é garantia, mas você pode encontrar o que funciona para o seu pequeno:

  • Balance seu bebê lenta e suavemente;
  • Chegue próximo ao ouvido do bebê e faça um alto som de “shhh” para replicar o barulho familiar do seu útero;
  • Dê um banho morno em seu pequeno;
  • Dê uma chupeta ao seu bebê, ou leve o dedinho dele à boca para que ele o chupe;
  • Deite-o de lado: Posicione seu bebê sobre seu braço direito com a cabeça apoiada na parte mole do seu antebraço. Assim, o leite que está no estômago do bebê vai fluir facilmente em direção ao intestino;
  • Embrulhe seu bebê (swaddle): com uma fralda de pano, enrole-o confortavelmente, conforme a figura abaixo. O enrolar faz com que ele sinta que retornou ao seu útero.
como usar o cueiro

Reprodução: Pinterest

Gostou do post sobre as cólicas em bebês?

Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como esses!

Leia também nosso artigo sobre o fim da licença maternidade.