Menu
Bem-Estar

Dificuldades na Amamentação: Como lidar

Saiba quais são as principais dificuldades na amamentação e como superá-las. 

Embora o leite materno seja a fonte de nutrição ideal para os recém-nascidos, é muito comum que mamães enfrentem dificuldades na amamentação. A boa notícia é que é possível superar esses desafios com as informações adequadas. Neste post, você confere quais são as dificuldades mais comuns da amamentação e recebe dicas para lidar com elas.

Principais dificuldades na amamentação:

As primeiras semanas (ou até meses) de amamentação podem trazer alguns desafios. Porém, com paciência e informação adequadas, todo desafio tem uma solução. Confira as principais dificuldades na amamentação e saiba como superá-las.

Ingurgitamento das mamas

Assim que seus seios começam a produzir leite, eles ficam mais cheios, pesados ​​e enrijecidos. Esse acúmulo de leite é conhecido como ingurgitamento das mamas, e geralmente acontece alguns dias após o parto. Porém, pode ocorrer a qualquer momento, desde que você tenha excesso de leite e não alimente o bebê ou extraia o leite com frequência.

Abaixo estão algumas dicas para lidar com essa dificuldade:

  • Bombeie ou extraia manualmente um pouco de leite antes de amamentar para “amaciar” a mama;
  • Massageie a mama antes de amamentar, usando a mão contrária;
  • Amamente o bebê pela mama que está ingurgitada. Assim, o leite flui livremente e você evita que a mama fique muito cheia;

Dor nos seios

É comum sentir os seios doloridos nas primeiras semanas após o parto. Porém, caso a dor persista, é muito provável que a causa seja uma pega incorreta. Para evitar que isso aconteça, procure ajustar a pega do seu bebê.

Comece sentando-se confortavelmente e posicionando seu bebê de tal forma que a boca dele esteja bem aberta, com o queixo apoiado em seu peito e seus lábios virados para fora, como uma “boquinha de peixe”, cobrindo o máximo possível a aréola.

pega correta do bebê

Reprodução: Pinterest

Caso o ajuste da pega não alivie a dor, pode ser necessário bombear ou extrair manualmente o leite enquanto os mamilos cicatrizam. Além disso, você também pode expor seus mamilos a um sol brando após amamentar e procurar amamentar com o seio que não está dolorido.

Sensação de pouco leite

Uma das principais dificuldades na amamentação é a sensação que muitas mamães possuem de não ter leite suficiente. É importante ter em mente que seu corpo vai produzindo leite à medida que seu bebê for amamentando. Ocasionalmente, a produção pode diminuir sim, mas isso é normal, então não se preocupe. É apenas algo temporário.

Para auxiliar a produção de leite, você pode fazer o seguinte:

  • Amamentar sob livre demanda;
  • Beber bastante água (ao menos 2,5 L ao dia);
  • Alternar entre os dois seios durante a mamada para estimular a produção de leite em ambos;
  • Bombear leite quando os seios estiverem cheios e você não puder amamentar no momento.

 

A amamentação é uma experiência gratificante, por isso não deixe que nenhuma dificuldade a desencoraje a continuar amamentando seu bebê. Basta ter paciência, contar com as informações certas e a orientação do seu médico. Em breve, as dificuldades serão superadas.

Gostou das dicas para lidar com as dificuldades na amamentação? Deixe seu comentário abaixo.

Assine nossa newsletter para receber mais dicas!

Leia também nosso artigo sobre banho de sol em bebês.