Menu
Bem-Estar

Terrible Two: Como Lidar com essa Fase

O famoso Terrible Two é uma fase um tanto complicada e com mais birras do que o normal. Mas por que ela acontece? Como lidar com esse momento tão desafiador? Separamos algumas dicas que vão te ajudar. 

De um dia para o outro, parece que seu bebê calmo foi trocado por outro? A aparência não mudou, mas o comportamento é bem diferente. Acessos de raiva, gritos, choro e birras vão se tornando cada vez mais comuns, e você não sabe o que fazer. Se isso está acontecendo com você, saiba que se trata do Terrible Two.

Os terríveis dois anos – mais conhecido como Terrible Two – é uma fase em que a criança se descobre como indivíduo e não sabe como lidar com as suas emoções, o que leva a acessos de raiva. Essa fase do bebê realmente incomoda muitos pais. No entanto, deve ser entendido que isso é absolutamente normal. Todas as crianças passaram ou passarão por isso, de forma mais ou menos parecida. Portanto, é importante estar ciente do assunto e saber como lidar com seu filho nesse momento. Saiba mais neste post.

O que é o Famoso Terrible Two

A fase do Terrible Two geralmente ocorre entre um ano e meio a três anos e atingem seu pico aos 2 anos de idade. As crianças começam a se ver como um indivíduo com seus próprios desejos e opiniões e sentem uma grande necessidade de tomar decisões e fazer escolhas por si mesmas. Isso faz com que os filhos “resistam” e se oponham a todas as exigências dos pais.

Tudo se torna motivo para batidas de pé, choro, reclamações e irritação. A tranquilidade é substituída por uma constante rebeldia. Ao mesmo tempo, o seu pequeno cresce tão rápido que muitas vezes você se surpreende com pequenas ações autônomas ou frases e perguntas que faz qualquer adulto se encantar. Não é fácil lidar com os altos e baixos desses pequenos “adolescentes”. Por isso, preparamos algumas dicas para os pais lidarem melhor com esse estágio emocional desafiador. Confira.

Como Lidar com essa Fase

1. Mantenha uma rotina

Quando as crianças se sentem cansadas, com fome ou frustradas, têm maior probabilidade de perder a paciência. Portanto, manter uma rotina saudável e regular pode reduzir o estresse da criança na fase do Terrible Two. Se você vai sair por muito tempo, certifique-se de preparar lanches e frutas com antecedência, e tente organizar sua rotina diária para que seu filho não fique muito tempo sem dormir ou comer. Isso definitivamente o deixará mais relaxado e calmo.

2. Antecipe momentos delicados

Fale com seu pequeno antes de situações delicadas acontecerem. Se você está planejando levá-lo a um supermercado, procure conversar com ele sobre os gatilhos potenciais. Por exemplo, diga a seu filho que ele não tem permissão para comer uma barra de chocolate, mas se ele se comportar bem no supermercado, poderá ganhar uma guloseima depois.

mae e bebe supermercado

Reprodução: Pinterest

3. Explique com clareza e calma

Quando seu filho se sentir irritado por algum motivo, escolha conversar com calma. Claro, isso nem sempre é possível. Mas tente ser paciente e direta ao lidar com os acessos de raiva. Diga que entende o que está acontecendo, fale sobre o motivo pelo qual ele não pode fazer algo (ele se machucará, se queimará, etc) e forneça outras opções que podem ajudá-lo, se o motivo for que ele não consegue fazer algo. O diálogo é a melhor forma de resolver conflitos e entender o que está acontecendo.

4. Mude o foco se for preciso

Há situações em que o diálogo se torna muito difícil. Nesses casos, o melhor é redirecionar o foco do seu pequeno. Quando ele se comporta muito mal, é tentador explicar por que o comportamento não está correto. Porém, é preferível ao invés de oferecer uma explicação longa – que seu filho pode ter dificuldade em entender – tentar redirecioná-lo verbalmente ou fisicamente para se concentrar em outra coisa, mudando o foco.

mude o foco da criança

Reprodução: Pinterest

5. Seja firme

Outra dica muito importante é tentar ser firme em seu posicionamento. Não desista! Se você desistir quando seu filho tiver um ataque de raiva por causa de um doce, brinquedo ou alguma outra coisa, será ainda mais difícil lidar com a situação da próxima vez. Evite que as birras continuem acontecendo por muito tempo, mantendo-se firme com seu filho.

6. Ofereça carinho

Em alguns casos, a criança pode ficar tão nervosa que machuca os outros e a si. Nesse ponto, uma opção viável é abraçá-la, pegá-la e confortá-la. Deixe claro que você entende que ela está sofrendo e que você pode ajudá-la. Faça carinho, beije-a, acalme-a. Depois de passada a fúria, você pode ter uma conversa para entender o que deixou seu pequeno tão nervoso. Na maioria das vezes, os acessos de raiva ocorrem porque as crianças não conseguem lidar com suas emoções. Portanto, reserve um tempo para falar sobre os sentimentos de seu filho e ajude-o a entendê-los melhor.

mãe consolando filho

Reprodução: Pinterest

Quando ocorre um mau comportamento, é importante lembrar-se de que você não está sozinha. Esse momento do Terrible Two é difícil, mas seguindo essas dicas pode se tornar menos desafiador.

Gostou do nosso post? Assine nossa newsletter para receber mais dicas como essas!

Leia também nosso artigo sobre o tempo de tela das crianças.