Menu
Bem-Estar

Soluço em Bebês: guia prático para os papais

Soluço em bebês é algo comum, mas podem deixar muitos pais preocupados. O que causa esse soluço? Como se livrar dele? Respondemos essas e outras perguntas em nosso post! 

Ver o filho ter crises de soluço repentinas não é nada agradável e pode deixar muitos pais tensos e sem saber o que fazer. Porém, soluço em bebês é um fenômeno normal, e significa apenas que os pequenos estão crescendo e se desenvolvendo. Existem muitas razões para esses soluços acontecerem e, por meio deste post, mostraremos como se livrar deles. Confira!

Como acontece e principais causas do soluço

O soluço em bebês acontece pela contração do diafragma e o fechamento rápido das cordas vocais. O diafragma é o músculo grande que fica na parte inferior da caixa torácica, e se move para acima e para baixo enquanto eles respiram.

Então, quando o bebê soluça, seu diafragma se contrai involuntariamente. Por causa disso, ele suga o ar com mais força do que o normal. Quando essa força atinge as cordas vocais do seu pequeno, ela as fecha, produzindo um som.

As principais causas do soluço em bebês são a mudança de temperatura (externa ou dos alimentos), a alimentação excessiva ou rápida demais e a ingestão de ar durante a mamada. Dar alimentos quentes e frios, um após o outro, pode causar soluços devido à mudança repentina de temperatura no estômago do bebê. Outra possível causa do soluço é o refluxo, que ocorre caso a criança não permaneça na posição vertical após a mamada.

Como se livrar do soluço em bebês

Os soluços em bebês tendem a desaparecer rápido, mas podem durar 10 minutos ou mais algumas vezes. Eles também podem acontecer várias vezes ao dia. Seguem algumas dicas que ajudam a aliviar soluço em bebês.

Diminua a velocidade ou faça pausas durante a amamentação

Quando o bebê é apressado para mamar, ele acaba engolindo ar, o que causa os soluços. Tente mudar a posição do bebê durante a amamentação ou apenas relaxe um pouco entre as mamadas.

Dê uma chupeta para o bebê

Permitir que seu filho chupe uma chupeta ajudará a relaxar o diafragma e a parar os soluços. Além disso, se o seu filho estiver irritado com os soluços, uma chupeta ajudará a acalmá-lo.

Segure o bebê na vertical após amamentar

Colocar seu bebê na posição vertical de 5 a 10 minutos é muito importante, pois facilita a digestão e reduz a chance de soluços.

Certifique-se de que a pega está correta

Certifique-se de que a pega do bebê está correta e o ar não está entrando pela boca durante a mamada. O ar perto do mamilo pode ficar preso no estômago do bebê e causar soluços, arrotos e gases.

Para ajustar a pega do bebê, faça o seguinte:

  • O queixo e o nariz do bebê devem tocar levemente seu seio;
  • Seus lábios devem estar virados para fora e abertos como uma “boquinha de peixe”;
  • A maior parte da aréola deve estar na boca do bebê, não apenas o mamilo;
  • Você verá as bochechas do seu bebê se encherem enquanto ele estiver sugando o leite.

 

É importante lembrar que soluço em bebês é normal até um ano de idade. Se o seu bebê tem menos de um ano, e não parece incomodado durante os soluços, tudo vai ficar bem. Mas se os soluços continuarem depois desse período e forem muito constantes, procure consultar um pediatra.

Gostou das dicas de como aliviar o soluço em bebês? Deixe seu comentário abaixo.

Assine nossa newsletter para receber mais dicas!

Leia também nosso artigo com dicas para acalmar um bebê recém-nascido.