Menu
Dicas

Hora da Bruxa: O que é e como acalmar o bebê

Você sabe o que é a hora da bruxa? Aprenda como identificar e lidar com a agitação do seu bebê nesse momento.

Hora da bruxa pode ser um termo novo no seu vocabulário, mas depois de ler este post, você provavelmente se lembrará desse momento, ou até pode estar passando por ele agora. Nessa hora, o bebê fica irritado e parece quase impossível acalmá-lo. Mas não se preocupe: a situação é passageira.

Confira tudo o que você precisa saber sobre a hora da bruxa e o que fazer para mandá-la para bem longe quando acontecer!

O que é e quanto tempo dura a hora da bruxa

É um período de muito movimento pelo qual quase todos os bebês passam, e geralmente acontece no mesmo horário todos os dias, entre as 17h e a meia-noite.

A hora da bruxa nos bebês normalmente aparece entre a 2ª e a 3ª semana de vida, atingindo o pico por volta da 6ª semana e diminui a partir do 4º mês. Nesse período, os bebês podem ficar inquietos e mais difíceis de acalmar, mesmo quando fazemos coisas que geralmente funcionam bem nesse sentido.

O bebê pode querer mamar com frequência ou não amamentar de forma alguma. Ele também pode parecer super cansado, mas não conseguir dormir e se agitar muito.

Quando momentos como esse acontecem, acalmar seu pequeno pode parecer uma tarefa quase impossível, mas um dos melhores conselhos é manter a calma para lidar com a situação.

O que causa a hora da bruxa

Se o seu bebê fica inquieto no final da tarde e não se acalma por horas, pode haver vários motivos:

  • Cansaço: o relógio interno do seu bebê ainda está se desenvolvendo e ele se sente cansado com facilidade. O cansaço aumenta os níveis de cortisol e adrenalina, os “hormônios do despertar”, e fica mais complicado acalmá-lo.
  • Mamadas frequentes: a prolactina, proteína que ajuda a produzir leite, varia ao longo do dia. Com isso, a produção de leite costuma ser mais alta no início da manhã e mais lenta à tarde e à noite, fazendo com que seu bebê queira mamar com mais frequência.
  • Superestimulação: à noite, seu bebê já recebeu todas as informações sensoriais que ele conseguiu processar durante o dia. Além disso, com pessoas voltando para casa do trabalho e da escola, o bebê sente uma estimulação excessiva do ambiente.
  • Crescimento: outra causa da hora da bruxa é um dos muitos picos de crescimento que os recém-nascidos experimentam durante os primeiros meses de vida. Esses picos geralmente deixam os bebês irritados e desconfortáveis.

DICA: para determinar se o que o bebê tem é cólica, e não apenas a hora da bruxa, aplique a regra dos 3s. Se seu bebê chorar 3 ou mais dias por semana durante 3 semanas ou mais e 3 horas ou mais por dia, ele pode ter cólicas e você deve considerar consultar o pediatra.

Como aliviar esse momento

Experimente estas dicas para amenizar a hora da bruxa:

  • Coloque o bebê para dormir mais cedo: geralmente quando atingem 8 semanas de vida, os bebês estão prontos para dormir 6 horas ou mais durante a noite. Os horários podem variar de dia para dia, mas quando seu bebê adormecer entre 19h e 20h30 pode ter certeza de que dormirá bastante. Certifique-se de que ele esteja em um quarto escuro e silencioso e, quando acordar no meio da noite, minimize o barulho e estímulos.
  • Dê um passeio: caso ainda não seja 19h, tente levar seu bebê para passear – o ar fresco e os sons ao redor farão vocês se sentirem bem. Se o tempo estiver ruim, você pode passear com ele pela casa, mantendo as luzes fracas e reduzindo o ruído ao mínimo.
  • Deixe-o amamentar à vontade: a demanda durante a hora da bruxa tende a ser maior do que nos momentos normais, como a cada 30 minutos ou, basicamente, a todo instante. Deixe-o mamar.
  • Tempo pele a pele: o contato pele a pele costuma ser uma boa estratégia durante a hora da bruxa, pois acalma você e seu bebê, ajuda no suprimento e digestão do leite e ajuda a regular o relógio interno do bebê.
  • Peça ajuda: esses momentos podem ser muito exaustivos, mas você não precisa enfrentar sozinha. Se isso estiver se tornando um padrão, tente planejar com antecedência e peça ajuda ao seu cônjuge, amigo ou membro da família nessa hora do dia.

Produtos Yogi Baby: apoio em momentos desafiantes

Os produtos da Yogi Baby são práticos e podem ser grandes aliados em momentos desafiantes como a hora da bruxa. Os produtos contam com materiais eco sustentáveis, design clean e funcional, sempre prezando pelo conforto do seu filho.

O ninho Yogi Baby, por exemplo, pode ajudar a acalmar seu pequeno, pois simula o ambiente do útero. É feito de material 100% algodão e possui um design minimalista, pensado para o bem-estar do seu filho.

O nosso sling também pode auxiliar muito nesses momentos de agitação do bebê. Feito de tecido 100% algodão, o item evita a transpiração e o sobreaquecimento. Ele ainda promove o estreitamento do vínculo entre o bebê e o cuidador e a facilidade na amamentação em livre demanda.

sling para bebês

Reprodução: Yogi Baby

Gostou das dicas para lidar com a hora da bruxa? Deixe seu comentário abaixo.

Leia também nosso artigo sobre autonomia infantil.